segunda-feira, 20 de maio de 2013

O chá e seus benefícios!


Além de ser uma bebida saborosa e cheia de mistérios, muitos chás possuem propriedades medicinais, tornando-se assim, além de gostoso, um hábito muito saudável. Dependendo da folha utilizada, um bom chá oferece nutrientes que ajudam no perfeito funcionamento do organismo.

O chá verde, por exemplo, tem como princípio ativo polifenois, responsáveis por diminuir os níveis de colesterol. Também contribui para a saúde bucal, e tem efeito antioxidantes, diminuindo a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

O chá preto tem características semelhantes, mas como possui mais cafeína, deve ser tomado até as 18 horas, para não interferir no sono.

No Brasil, alguns chás são mais apreciados, como hortelã, camomila e capim cidreira. Veja alguns dos benefícios que esses deliciosos sabores podem trazer para seu organismo.

Camomila
A camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante. Já foi comprovado em estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que a camomila é um dos aliados naturais contra a TPM. Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira. Faça o teste: compressas de chá frio de camomila por dez minutos.

Hortelã
O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas encontradas entre todos os chás medicinais. O hortelã além de ser saudável, tem o aroma e o gosto muito agradável. O vapor do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A planta possui uma substância conhecida como mentol, que possui um componente antibacteriano que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas, o chá pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso. As propriedades do chá de hortelã também incluem vários benefícios para o sistema digestivo, já que a hortelã contém vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando o mesmo é tomado após as refeições, além de ser útil para pessoas que estão com ataques de diarreia, cólicas, dores de barriga ou estomacais. Fazer gargarejos com o chá da erva melhora o hálito e pode ajuda a combater dores de garganta.

Alecrim
O alecrim tem propriedades que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões.  Outro exemplo é o efeito anticáries que o alecrim do campo apresentou em estudos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

Erva-cidreira
O chá é feito a partir da planta Melissa Officinalis e é utilizada como remédio caseiro para mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, gripe, insônia e até náuseas. Também é indicada para acalmar os ânimos, pois possui propriedades calmantes.

Erva-mate
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comprovou por meio de estudos que a erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Outro estudo realizado nos Estados Unidos (2007) aponta que a erva utilizada para fazer o chimarrão no Sul do Brasil, ou o tererê (versão fria do chimarrão) no Sul da Argentina é capaz inibir o envelhecimento precoce.

Boldo
Derivado da planta originária do Chile, o chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.
Vale lembrar que os chás, mesmo com tantos benefícios, não são medicamentos, e não devem substituí-los. Agora é só escolher o seu sabor preferido, colocar a água na chaleira.....e esperar para viver mais um momento especial!






Fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem prá gente!