quinta-feira, 14 de março de 2013

O prazer da leitura


Se você parou por um momento para passar os olhos nesse pequeno post....é sinal que você gosta de ler! Mesmo que um pouquinho de cada vez, ou então todas as noites, ler é uma atividade imensamente prazerosa e gratificante. Quanto mais se lê, maior é a vontade de continuar lendo.

E a leitura nada mais é do que um hábito, que deve ser cultivado desde a infância, para que se torne cada vez mais intenso. É como ir na academia ou caminhar, mas nesse caso exercitando a mente e o coração.

Não é maravilhoso quando uma criança começa a descobrir as primeiras letras e formar suas primeiras palavras? Aí ela pega um livro e começa a “contar” a história do seu jeito, fantasiando e entrando num mundo de imaginação... Depois de um tempo ela consegue ler e contar toda a história como ela é, e fica ainda mais fascinada! Esse prazer de ler, de descobrir coisas novas está dentro de cada um, e só precisa ser alimentado. Experimente dar um gibi para uma criança, e veja o tamanho da sua alegria!

E a medida que o tempo vai passando esse prazer de ler deve ser exercitado, para tornar-se um hábito. A leitura abre nossa cabeça, nos mostra novas ideias, novos pontos de vista. Nos torna mais críticos (e não chatos), nos deixa aptos a decidir e experimentar coisas novas. A leitura estimula nossa criatividade e nos torna melhores comunicadores. Através da leitura podemos conhecer novas culturas, viajar sem sair da poltrona, entender melhor que no mundo existem diferenças, e que não necessariamente a nossa opinião é a correta, e assim provocar uma mudança, que começa dentro de nós, e vai se espalhando pela nossa casa, pela nossa rua, nosso trabalho, nossa cidade.....e que não tem limites!

Se você chegou até o final desse texto, parabéns! Um grande passo foi dado para que a leitura faça parte da sua vida. Ler é deixar que o amor aconteça, ler transforma nossa vida...e que tal hoje, só hoje,  desligar a TV e ler um livro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem prá gente!